Aconteceu, na última sexta-feira (28), em Maceió, capital alagoana, a 3º Conferência alagoana de estudos tributários. O evento foi organizado pela Associação de Tributaristas de Alagoas (Atrial) em parceria com a OAB/AL. Voltado para estudantes, juristas, tributaristas e advogados, a discussão girou em torno da Reforma Tributária, economia, e como todos estes temas afetam a vida das empresas e população brasileira.
O texto que atualmente está tramitando no Congresso tem sido alvo de vários questionamentos por parte de especialistas em tributação. A ideia de simplificação tratada pelo Governo Federal agrada uma maioria, mas outros pontos acabam desagradando uma parcela que ainda se mostra relutante mediante tal proposição.
Para a drª Andressa Torquato, que é professora Adjunta de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Reforma é essencial em virtude das dificuldades atuais com o sistema tributário do Brasil. Ela ainda ressalta que outros países como a Índia fizeram recentemente suas reformas e adquiriram sucesso. “É mais renda para Estados e municípios”, disse.
O estudante de Direito, Thiago Leão destacou que um evento como este é de suma importância para o estado de Alagoas, visto que muitos renomes estiveram presentes emprestando um pouco de suas próprias experiências para fazer os demais refletirem acerca da situação atual do país. Ele, que já cursou Administração e pretende se especializar em tributação, disse que as palestras agregaram e muito ao seu conhecimento.
O evento contou com a participação de 13 palestrantes e carga horária de 20h. Os mais variados temas foram debatidos a partir da ideia central que foi a Reforma Tributária e suas implicações para empresários e economia brasileira.