As vendas de veículos novos em Alagoas recuaram 19,68% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado nessa semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com os dados, no primeiro mês de 2020 foram comercializados 2020 veículos,  considerando todos os segmentos somados – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. O volume é 495 menor que o registrado em janeiro de 2019.

 

Na comparação com dezembro do ano passado, as vendas de veículos no estado recuaram 7,34% em janeiro. Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas atingiram 1.229 unidades, uma retração de 0,89% em relação a janeiro do ano passado, quando foram comercializados 1.240 unidades. Na comparação com dezembro, a queda foi de 16,68%. Segundo a Fenabrave, a venda de motocicletas em Alagoas registraram a maior queda entre todos todos os segmentos de veículos. Os dados mostram que no primeiro mês deste ano foram comercializadas 710 motos, uma retração de 40,03% em relação a janeiro do ano passado, quando foram vendidas 1.184 unidades.

 

Na comparação com dezembro, as vendas registraram alta de 11,11%. Para o vice-presidente do segmento de motocicletas da Fenabrave, Carlos Porto, o desempenho de janeiro foi devido a insuficiência da produção de modelos de até 300 cilindradas, que não atendeu a demanda de mercado. Em todo o País, segundo os dados da Fenabrave, vendas de veículos caíram 1,61% em janeiro em comparação ao mesmo mês de 2019. Foram vendidos no primeiro mês deste ano 298,4 mil unidades, contra 370,7 mil no ano passado. Em relação a dezembro, a retração ficou em 19,5%.

 

Os automóveis tiveram a maior queda, com redução de 5,62% nos emplacamentos de janeiro em relação ao primeiro mês do ano passado. De acordo com a Fenabrave, foram vendidos 154,5 mil carros em janeiro. Na comparação com dezembro, o número representa uma retração de 28,1% nas vendas. No último mês de 2019 chegaram a ser comercializados 215,2 mil carros. As motos tiveram um resultado positivo, com crescimento de 1,08% nas vendas em janeiro de 2020 contra o mesmo mês de 2019. Foram emplacadas 91,7 mil unidades no primeiro mês do ano.

 

As informações são da Agência Brasil. Para o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho de janeiro foi resultado do maior volume de vendas realizadas em dezembro. “Observamos, em janeiro, os reflexos da sazonalidade de compras, realizadas em dezembro, tipicamente, um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal”, ressaltou.

 

Fonte: Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *