O governo federal estuda reduzir as tarifas de importação de bens associados à tecnologia da informação. As tarifas poderão ser reduzidas dos atuais 16% para até cerca de 4% no período do atual mandato do presidente Jair Bolsonaro.
Essas informações foram divulgadas na ultima quarta feira, (12), pelo atual secretário especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo.
O objetivo, segundo o secretário, é aumentar a produtividade e competitividade das empresas que fazem uso desses equipamentos em suas atividades. Como as tecnologias da informação são usadas hoje em todos os setores da economia, essas medidas são “exponenciais”.
“Tecnologias da informação são insumos, (O efeito) É exponencial. Quando você dá um choque, não apenas de qualidade e preço, mas também mexe no acesso àquilo de mais avançado que está acontecendo, automaticamente multiplica por várias vezes sua produtividade interna”, afirmou Troyjo, logo após participar da abertura do Congresso Mundial das Câmaras de Comércio, que se encerrou na ultima sexta-feira, (14).
[…] difícil encontrar uma explicação razoável para a cobrança de tributo na importação desses produtos, essenciais aos que deles necessitam”, afirmou o autor da proposta, Diego […]
[…] vigor desde 2004, a Lei 10.973, também chamada de Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, trata dos incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente […]