Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que a incidência de tributos nos presentes para o dia dos namorados foram altíssimas.

 

Perfumes importados, por exemplo, tiveram carga tributária em torno de 78,99%. Ou seja, se num perfume de R$ 400.00, R$316.00 são de impostos, taxas e contribuições.

 

Nem mesmo os produtos nacionais, que por serem produzidos aqui poderiam ter uma carga mais leve, se livraram dessa quantidade de impostos. O perfume brasileiro teve carga tributária de 69,13%. Ou seja, mais de dois terços do preço deste produto são impostos.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBTP), um par de óculos de sol foi tributado em 44,18%, um celular foi taxado em 39,8% e se o casal foi jantar fora, o prato especial de tributos foi de 32,51%.

 

Emílio Alfieri, economista da ACSP, ressalta que o Dia dos Namorados já é a terceira data mais importante do calendário varejista. E que programas como ingressos para o cinema e flores sofreram cargas tributárias menores, em torno de 20%. Ele ainda explica que por serem muito tributados, presentear a pessoa amada no dia 12 de junho se mostra cada vez mais complicado.

 

Com informações de Diário do Comércio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *