O mercado nordestino de energia solar está evoluindo a passos largos nos últimos, somente em 2019 houve um aumento de 20% no número de Usinas geradoras de energia através do método fotovoltaico.

Os investimentos vão além do setor público, comerciantes, industriais, e até mesmo residentes, estão buscando na energia solar uma oportunidade para reduzir custos a médio e longo prazo.

Somente de investimentos públicos espera-se um valor estimado em R$ 15 bilhões nos próximos anos, e referente ao setor privado tem-se a expectativa de que sejam investidos R$ 23,5 bilhões.

Ainda é um mercado pouco acessível, por ainda ser caro, mas que mesmo assim tem atraído o interesse do público consumidor por ser mais vantajoso economicamente.

Além disso, desde 2015, através do Convênio 16/2015, todos os Estados aprovaram a isenção de ICMS para microgeradores e minigeradores, fato que aumentou a vantagem do uso e incentivou a procura pela implementação de módulos fotovoltaicos.

Soma-se a isso, que em 2020 a Câmara de Comércio Exterior adicionou à lista do “ex-tarifários” dezenas de módulos fotovoltaicos, inversores e outros acessórios para a produção de energia solar. Zerando os custos com impostos de importação.

No entanto, vale deixar claro que esse ainda é um mercado muito difícil em virtude das dificuldades que há em operar importações no Brasil, indo desde a burocracia até à alta carga tributária.

Sendo assim, é essencial que nossos clientes tenham um diferencial competitivo, que é a Sistemática de Importação por Alagoas que será capaz de reduzir os custos da importação, acelerar processos e consequentemente aumentar as vendas, gerando um lucro maior e possibilidade de novos investimentos.

Também contribui a localização do Estado de Alagoas, que está no meio dos Estado que atualmente concentram o maior número de Usinas Solares, como Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

A grande vantagem da Sistemática é que nossos clientes não pagarão o ICMS na entrada da mercadoria, mas somente na saída no momento em que ocorrer a venda ou a transferência.

Além disso, nossos clientes adquirem os créditos de um Servidor Público, créditos esses referentes a dívida que o Estado adquiriu para com os servidores.

A importadora adquirirá esses créditos com um deságio, que significa um verdadeiro desconto. E poderá usar esse crédito judicial (devido ao servidor) para compensar com o crédito tributário (valor devido de ICMS).

Valendo dizer que não é necessário que a mercadoria passe fisicamente pelo território de Alagoas, podendo ser despachada em qualquer porto do Brasil, como o de Suape e de Fortaleza, por exemplo.

Desse modo, nós damos a nossos clientes a vantagem necessária que o colocará em destaque dentro do mercado nordestino em franca expansão no setor de produção de energia solar.

 

Leia mais em www.xpoents.com.br

2 thoughts on “Importação de Energia Solar com um Diferencial Competitivo”
  1. Well I really liked studying it. This tip provided by you is very constructive for accurate planning. Eugenie Johnny Kaine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *