Equatorial alerta para que clientes fiquem atentos as informações na conta

Desde julho, os clientes da Equatorial Energia Alagoas estão recebendo a conta de energia com a nova identidade visual da empresa. O novo layout é mais simples e visa facilitar o entendimento das informações que vão além da data de vencimento e do valor da conta.

 

Por isso, a distribuidora alerta para que todos fiquem sempre atentos, pois a fatura é um importante canal de comunicação da Equatorial com os clientes. Destacado em um box de cor laranja, localizado no canto superior direito da fatura, encontra-se o Código Único. Ele é o número de registro do imóvel no sistema da Equatorial e deve ser informado à distribuidora para solicitação de qualquer serviço, seja no atendimento presencial ou através da central de atendimento telefônica.

 

Logo abaixo, há a informação sobre o mês de referência da fatura e a data de vencimento da conta. Segundo o executivo de faturamento da Equatorial, Wellington Silva, é importante ficar bem atento a essas informações que muitas vezes podem causar dúvida.

 

“É bastante comum o cliente confundir o mês em que a conta foi faturada com a data do vencimento, especialmente quando ele recebe a fatura no final do mês e a data de pagamento é no mês posterior. Nas notificações de reaviso de débito sempre utilizamos como referência o mês de faturamento e é esse dado que o cliente deve passar para a Equatorial quando necessitar de alguma informação ou serviço, como por exemplo, para pedir a correção de um recibo”, esclareceu o executivo.

 

Ao lado da data de vencimento é disponibilizado o número de quilowatts-hora (kWh) consumido no período junto com a informação do valor da conta. No campo “dados da leitura”, o cliente poderá consultar as datas da leitura atual e anterior, além da previsão da próxima e os dias de consumo. Os intervalos de leitura podem variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura mensal previsto para cada bairro e município. Também podem ser consultados na fatura o histórico de consumo dos últimos 12 meses.

 

Já no campo “Descrição da Conta”, o cliente poderá saber como a sua conta atingiu aquele valor específico. Neste espaço, estão todos os itens faturados: valor do consumo; desconto da Tarifa Social; encargos, como multas e juros; valor da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP); custo com emissão de segunda via; além do valor da bandeira tarifária, quando amarela ou vermelha.

 

Embaixo de “Descrição da Conta”, há um espaço para “Notificação de reaviso de vencimento/ mensagem. É neste lugar que a Equatorial avisa ao cliente sobre débitos pendentes e do prazo para a realização da suspensão do fornecimento por inadimplência. Outras mensagens importantes são veiculadas nesse espaço, como as datas disponíveis para o vencimento optativo.

 

Na fatura, o cliente também consegue verificar na parte de “Composição da Conta” o quanto do valor total é pago para a Equatorial diretamente, e quanto dele é referente a tributos, encargos, compra de energia e custos de transmissão.

 

Há também a informação sobre o percentual dos impostos que variam de acordo com o consumo mensal.  Para faturas com consumo de até 150kW, são cobrados 17% de ICMS e 1% referente ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Já para quem consome mais de 151kW no mês, é cobrada a alíquota de 27% de ICMS.

 

Os percentuais são estabelecidos pela legislação estadual de Alagoas. “A conta de energia é um informativo muito rico e é importante que os clientes observem todos os dados, não apenas a data de vencimento e o valor a ser pago. Muitas dúvidas podem ser esclarecidas com as informações constantes na fatura. A conta também é um dos meios que a empresa utiliza para notificar o consumidor sobre o débitos pendentes e prazo para corte, servindo de alerta para que o cliente regularize a situação antes de ter o fornecimento interrompido”, finaliza Silva.

 

Fonte: Boa Informação

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